Filme: Mr. Nobody





Título original: Mr. Nobody
Título traduzido: Sr. Ninguém
Duração: 141 minutos
Gêneros: Drama, Fantasia e Romance
Diretor: Jaco Von Dormael
Roteirista: Jaco Von Dormael
Estralando: Jared Leto, Sarah Polley e Diane Kruger
Sneak Peak: Um garoto está parado em uma estação cujo o trem está prestes a partir. Ele deve ir com sua mãe ou ficar com o seu pai? Existe uma infinidade de possibilidades que podem surgir a partir desta decisão. Enquanto ele não escolher, tudo é possível.


Como esse é o primeiro filme que eu indico, resolvi que seria o meu filme favorito, lhes apresento Mr. Nobody: O homem que não existe.
Mr. Nobody, já aviso, é um filme complicado. Se você se sentiu desconfortável ou não entendeu nada de “Efeito Borboleta”, não assista. O filme é bilhares de vezes mais “intrincado” que “Efeito Borboleta”, que é simplesmente a volta no tempo e alteração no futuro. 
Imagine-se aos nove anos de idade, em uma estação de trem, tendo que escolher entre ir com a sua mãe para o Canadá ou ficar com o seu pai na Inglaterra. Nemo, um garoto cheio de perguntas como: “Porque lembramos do passado, mas não lembramos do futuro?” e observações como: “Uma vez que misturamos o molho ao creme, não podemos separá-los. Uma vez que a fumaça sai do cigarro do papai, ela não volta.”
O filme logo começa com uma série de cenas de morte do mesmo personagem, Nemo (Jared Leto), que parecem se encaixar uma a outra. De afogamento à assassinato na banheira.
"Sempre gostei de pescado, nunca pensei que eles também iriam gostar de mim."

 A partir da “escolha” do pequeno Nemo, seu destino se separa: ele ficou com a mãe ou com o pai? O filme no conta os dois lados, a história das possibilidades. A história é contada por Nemo aos 118 anos, o último homem a morrer de causa natural - quasi-immortality. Apesar de não parecer se lembrar, o velho Nemo conta com perfeição a história da sua vida, insistindo que ele não existe.


Ao ficar com a mãe, Nemo é um adolescente mal-humorado, que recebe a mãe docemente com uma cena de esfaqueamento fictício na cozinha. Ele acredita que pode ver o futuro, e é extremamente antissocial. Na escola, conhece Anna, que é filha do pivô da separação dos seus pais, apesar de nenhum dos dois parecerem se lembrar disso.
Em um momento crucial, Nemo perde Anna, e logo encontra-a no futuro. Ela não saiu da sua mente, então ele reconstrói o passado e apaga o “erro”. Anna vai morar com Nemo, já que seus pais agora são casados. E não aceitando o fato de serem irmãos, vivem pulando um na cama do outro escondidos.


Os pais de Anna e Nemo se separam, e eles também, culminando em cenas choráveis - tenha lenços de papel.
Por outro lado, o destino com seu pai é um tanto quanto interessante. O pai de Nemo se tornou dependente do filho, com uma doença que afeta seu sistema nervoso e sua mobilidade.
A estrategista - e dramática - Elise resolve colocar o seu lado Heartbreaker em ação e conquistar Nemo só para depois ter o prazer de dizer que não o ama. E ela é bem sucedida, fazendo Nemo prometer que, quando ela morresse, ele teria que depositar suas cinzas em Marte.
O que ela não contava é que Nemo pegou sua motinho e foi atrás da moça, levando um fora da mesma e se acidentando.
Em coma profundo, na cama do hospital, Nemo consegue pensar perfeitamente, mas não se move. Ele então volta ao passado para consertar o presente, resolve que não importa se Elise ama Stefano, ele ama ela, e isso é o suficiente para os dois.
O casamento culmina em dois diferentes destinos. No primeiro Nemo é o pai de três filhos e marido de uma mulher depressiva e louca. Ela vive chorando, deitada na cama e infeliz sem o amor de Stefano. E ele, apaixonado pela esposa cuida dos filhos e põe até fogo no carro ao ser questionado por Elise o “Porque você passa tanto tempo lavando o carro?”. Já no segundo, ambos sofrem um acidente de carro logo após o casamento, levando Elise à morte. O louco desta vez é Nemo, que fica obcecado com a ideia de deixar as cinzas da esposa em Marte e com a putrefação de animais e vegetais. Ele escreve como louco sua história em Marte, onde deixa as cinzas da esposa e conhece Anna, momentos antes da morte.


Querendo escapar desse destino um tanto trágico, na cama de hospital, Nemo volta ao dia da declaração e  decide que se casará com a primeira menina que dançasse no baile. E ela é Jean, e no mesmo momento decide que não importa o que aconteça ele seria rico. O que culmina em um Nemo bronzeado - estilo cafetão - tomando sol na beira de uma piscina.
Infeliz por não amar a esposa de verdade, resolve “deixar a vida me levar” e acaba morto em uma banheira.



Nemo e Anna voltam a se encontrar em uma estação de trem, e depois do encontro Anna pede uma ligação em dois dias. Mal sabia Nemo que ele já tinha perdido Anna há dois meses atrás para um brasileiro desempregado - que? Gotas de água caem no papel, e ele pensa que perde a moça para sempre. Nemo então passa a “morar” no antigo ponto de encontro dos dois - o farol - e não é que a moça aparece lá?
E assim, o velho Nemo chega ao seu último dia de vida, agora que o pequeno Nemo já escolheu o seu destino. Ele sabe o que vai acontecer, e assim todas as suas vidas - incluindo o velho Nemo - deixam de existir para que ele faça a sua escolha.

Curiosidade: Você vai certamente perceber que as personagens estão sempre usando a mesma paleta de cores. Isso é porque Amarelo (Jean) é a cor que representa a ganância - Nemo era ganancioso nesta vida; azul é a cor que simboliza a depressão e, logo, esta é a cor de Elise. Por fim, Anna está sempre vestida em rosa profundo ou vermelho, que é a cor da paixão.

Quotes:

Você tem que fazer a escolha certa. Enquanto você não escolher, tudo é possível. - Nemo com nove anos
O que existia antes do big bang? Bom, como você vê, não existe o “antes”, porque antes do big bang o tempo não existia. O tempo é o resultado do universo se expandindo. Mas o que acontece quando o universo terminar de se expandir? - Nemo
Nós frequentamos a mesma escola. Você nunca me notou, você nunca nota ninguém. Você tem namorada? Ou você é gay? Porque você não tem uma namorada? - Elise adolescente
Para sempre. Não existe vida sem você. - Nemo Adolescente para Anna
Primeiro: Eu nunca mais vou deixar nada ao acaso novamente. Segundo: Eu vou me casar com a menina que está na minha moto. Terceiro: Eu vou ser rico. Quarto: Nós vamos ter uma casa. Uma grande casa, pintada de amarelo, com jardim. E dois filhos, Paul e Michael. Quinto: Eu vou ter um conversível. Um conversível vermelho! E uma piscina, eu vou aprender a nadar. Sexto: Eu não vou parar até conseguir. - Nemo Adolescente
Eu costumo sonhar com isso. Na pré-história, eu posso ouvir você gritando. Eu amedronto o urso e você não está mais assustada. Mas quando eu acordo, não há mais urso… e você continua assustada. - Nemo para/sobre Elise
Eu não ouso me mover, eu não vivo, tudo que eu faço é um desastre. - Nemo 
Antes ele não podia escolher, pois ele não sabia o que iria acontecer. Agora que ele sabe, ele não pode escolher porque ele sabe o que vai acontecer. - Nemo aos 118 anos

E aí, qual é o filme favorito de vocês?